Emerson Almeida

Desenvolvimento de softwares, jogos, músicas e músicas de jogos…

Telefônica/TVA: há discriminação até para levar fibra ótica? (II)

Bom dia a todos.

Um coloquei aqui há algum tempo atrás a respeito do desrespeito da Telefônica/TVA quanto à oferta de serviço de banda larga e TV Digital por fibra ótica somente a bairros abastados, fica aqui uma situação que chega a ser bem pior.

O endereço é Estrada do Embu, que dá acesso à Rod. Raposo Tavares. É uma estradinha com casas modestas, nada especial. Naturalmente a Telefônica não instalou nos postes os equipamentos para banda larga em fibra ótica. Não instalou? Instalou sim, num esquina onde, coincidemente, há uma ou duas mansões e alguns condomínios de padrão médio/alto.

Ali constatei dois distribuidores para FTTH (fiber to the home), como o da figura abaixo:

E aqui, a imagem retirada do Google Street View do trecho onde o equipamento está pendurado:

Pode percorrer você mesmo no Street View e constatar que vai encontrar mais um ou dois pontos do mesmo tipo, localizados próximos a esse acima mostrado e ver que o serviço não chega a outas residências, mais simples, dessa mesma estrada, que não é tão extensa assim. Considerando que a partir de um ponto, pode-se puxar fibra ótica até 500 metros de distância, esse serviço não pretende mesmo atender a todos ali.

É realmente lamentável que um empresa que leva telefone a qualquer buraco, pratique esse tipo de discriminação, com dinheiro também arrecadado de bairros mais pobres de São Paulo. Sim porque se dependesse de só implementar o serviço com o que se paga em bairros nobres, agora estaríamos vendo a banda larga de 4Mb (afirmação incerta, pois poderia estar pior; melhor, não).

Ou seja: não basta querer o serviço, você precisa provar para a Telefônica que tem dinheiro para pagar pelo serviço. Esse é o jeito que ela encontra para comprovação…

Um abraço irritado a todos.

6 Respostas para “Telefônica/TVA: há discriminação até para levar fibra ótica? (II)

  1. Henrique Salvador 16/04/2012 às 13:51

    Estou com problemas de achar algo decente na região… Uma tal de ip2 diz que entrega internet banda larga mas pelo que li por ai, o negocio é uma piada!

    • Romenes 16/04/2012 às 15:32

      Boa tarde, Henrique.
      Por aqui posso esquecer que a Telefonica/Vivo existe. Se você estiver indo para perto da estrada do Embu, naquele pedaço que citei na postagem, pode se considerar de sorte. A empresa colocou e ainda anda colocando fibra dentro dos condomínios. Pode ser que o seu já tenha. caso não tenha, a ip2 pode ser sim uma boa alternativa, caso disponível.

      Ainda quanto ao ip2, estive tentando assinar a internet Wi-fi deles. Quando “finalmente” (esse é o problema: comigo foram sete agendamentos) vieram fazer a visita técnica, minha residência não deu alcance para a antena deles, que é dentro do condomínio Valle Verde. As velocidades são boas no anúncio. Em algumas regiões mais centrais de São Paulo, chegam a oferecer até 10 Mbps. Aqui, está atualmente em 3 Mbps e promessa de chegar a 5 Mbps.
      Acabei assinando com uma outra empresa, uma tal de Meganet, que usa a rede de fibra da AmericaNet. O serviço ainda é rançoso (600 Kbps) mas a latência me permite até jogar PS3 em rede sem maiores sofrimentos e ao menos a velocidade real é aquilo que oferecem e às vezes marca 720 Kbps e me deixou sem saudades da internet 3G por ser mais estável. Assim mesmo me garantiram que em um mês ou dois estarão me entregando 2 Mbps. Ainda é pouco mas pra quem não vê nenhuma perspectiva da Telefonica/”Morto” aparecer com internet, menos ainda fibra…

      • Henrique Salvador 25/04/2012 às 15:53

        Vou morar no condomínio Valle Verde, na portaria 2 pra ser mais exato. Não encontrei muita coisa na rede sobre a Meganet…eu trabalho com TI e estou meio que desesperado por um link. A ip2 ainda não sabe quando irá colocar a antena no meu bloco então não tenho nenhuma opção viável (3G me dá um certo receio ao extremo, tenho usado a Claro pelo meu celular e não me é aceitável nem para emails no desktop quando mais para serviços remotos…Tem alguns contato da Meganet, eu acho que eles não atenderiam dentro do condomínio…

  2. Romenes 25/04/2012 às 19:16

    Mas de onde você vai morar não dá vista para as caixas d’água do condomínio? tem 3 hotspots aí dentro (h1, h2, h3) e eles até estão vendendo para o pessoal que mora do lado de fora do condomínio. Pode ser que a Meganet não atenda dentro por causa da localização da antena, que fica no Isis, e não daria foco.
    Dá uma pressionada na ip2 porque eles tem fizeram contrato com o condomínio ainda quando era Fast Access para instalação de fibra ótica e redistribuição wi-fi.

Deixe uma resposta

